Na Mídia

Campanha "Eu Abro Mão"

O Vasco lançou oficialmente nesta terça-feira (24.05.2011) a campanha "Eu Abro Mão", que faz parte das ações para combater o racismo. Antes, o time da Colina já havia feito sua terceira camisa com este tema. Nesta terça, o presidente Roberto Dinamite e mais 12 heróis (negros de origem pobre) de 1923, quando o clube conquistou seu primeiro título, foram homenageados. O ídolo cruz-maltino foi o primeiro a ter sua mão estampada no muro de São Januário.

Globoesporte.com)Roberto Dinamite posa para a foto em frente ao muro de São Januário (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Dinamite comentou sobre a importância que o Vasco teve na inclusão dos negros no esporte no país. Depois de vencer o Carioca de 1923, o clube se recusou a dispensar seus jogadores negros e mulatos para participar do torneio do ano seguinte ao lado de Fluminense, Flamengo, Botafogo, América e Bangu.

- Aquele ato simbolizou a igualdade e a democracia, coisas que nós buscamos em nosso dia a dia. Em 1923, grandes vascaínos iniciaram esta trajetória muito bonita para o clube e para o esporte brasileiro. Imaginem o futebol de hoje sem os negros... O maior de todos os tempos foi o Pelé. O Vasco quer unir sempre. Ainda existe discriminação, jogadores sendo xingados. O mundo não permite mais isto. Lá atrás o Vasco mostrou que estava certo. Foi um marco para todo o esporte.

campanha eu abro mão vasco (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Além do presidente e daqueles heróis, 1923 torcedores também poderão estampar as mãos nos muros da Colina histórica.

FONTE: GLOBO.COM Vasco lança oficialmente a campanha 'Eu Abro Mão', mais uma iniciativa do clube cruz-maltino na tentativa de combater o racismo no futebol mundial

Por Fred Huber Rio de Janeiro

 

A homenagem que contou com a presença do presidente do Vasco Roberto Dinamite, de profissionais da Penalty e do departamento de marketing do Vasco relembra a recusa do time carioca de excluir seus jogadores negros, mulatos e de origem pobre, no início dos anos 20, e também é tema da nova Camisa 3 do Vasco, criada e confeccionada pela Penalty.


5754867839_c38920e2aa_z
Nos primeiros blocos da parede do estádio vascaíno, foram estampadas as mãos dos heróis da histórica conquista de 1923 e do presidente Roberto Dinamite que aprovou o evento.

- Esta campanha é motivo de orgulho para nós porque mostra que a história do nosso clube está sempre viva. As mãos que estão sendo estampadas na parede representam mãos abertas, de paz e respeito. Estas mãos simbolizam bem o Vasco da Gama que sempre busca a paz e a igualdade – disse Roberto Dinamite com exclusividade ao site oficial.

5754867845_78cacbbd57_z
As mãos foram estampadas por uma máquina comandada pelo dinamarquês Nikolaj Hobius que estava presente na manhã desta terça-feira.

Ao todo serão impressas 1923 mãos no muro de São Januário de ex-jogadores, personalidades e torcedores. Os sortudos foram escolhidos pela Penalty na campanha realizada no http://www.facebook.com/PenaltyBR

FONTE: SITE OFICIAL DO VASCO Campanha "Eu abro mão" foi lançada oficialmente nesta 3ª

Vídeo da campanha:

 

 

Folclórico, ex-massagista do Vasco deixa todos emocionados e tem mão pintada no muro da Colina

O Vasco recebeu uma visita ilustre na manhã desta sexta-feira, em São Januário. Ex-massagista do clube, Pai Santana foi recebido pelo presidente Roberto Dinamite e muito festejado por jogadores como Felipe e Juninho Pernambucano, além dos outros membros da comissão técnica.

juninhopernambucano_paisantana2_glo

Além da visita, a folclórica figura teve sua mão pintada nos muros da Colina histórica como parte da campanha publicitária da terceira camisa e da homenagem ao time campeão em 1923, que ficou conhecido como "Camisas Negras". Massagista, pai de santo e ex-lutador de boxe, Santana chegou ao Vasco em 1953.

Com passagens por Botafogo, Fluminense, Bahia e Seleção Brasileira, tem a imagem eternamente ligada ao clube de São Januário. Sem revelar a idade, Santana, que teria atualmente 79 anos, tem dificuldade de falar devido a um AVC sofrido em 2006. E se locomove em cadeira de rodas.

FONTE: Globoesporte.com  São Januário recebe visita de Pai Santana na manhã desta sexta-feira (24.06.2011)

Gostou? Então compartilhe!

Quem está nos visitando