Na Mídia

Adeus, Penta!

Nação Vascaína,

Essa Coluna, poderia ter 'n' títulos:

PRESENTE DE GREGO!

CAVALO DE TRÓIA!
 

EU AVISEI!
 

SONHEI COM TÍTULO E LIBERTADORES E ACORDEI NA SUL-AMERICANA!
 

Como disse na semana passada e na penúltima Coluna, é inacreditável que a Diretoria de um Clube com a grandeza do Vasco, nos permita passar pelo que estamos passando.

Esses 114 anos completados no último dia 21, era para estar no contexto de um dos melhores anos da história do Vasco, mas está longe disso, aliás, muito longe!

Temos avisado que o time está em declínio técnico, e faz tempo!

Após as campanhas no Carioca e na Libertadores desse ano, que até foram boas, estava na cara de quem entende 1 grama de futebol, que precisávamos de reforços, mas ao invés disso, negociaram algumas peças fundamentais do Elenco, e sem reposição.

Absurdo dos absurdos!

E o que é pior, nem Fagner e nem Diego Souza desejavam ser negociados! Mas foram...

E quem veio?

Temos hoje time e elenco fragilizados, e já foram 21 pontos em disputa e ganhamos somente 6!

Números e aproveitamento dignos de zona de rebaixamento!

Não temos laterais, sim, porque na direirta, Jonas contratado quase a peso de ouro não pode ser escalado de início porque precisa segundo alguns iluminados, se 'adaptar', mas o 'sensacional' Auremir (?), entrou de cara desde o início sem precisar de adaptação.

E na esquerda o Willian Matheus, apesar de atuar tão mal quanto o Feltri (outro que ganha muito e nem no banco fica), é titularíssimo de maneira incontestável.

Será que são os próximos a serem negociados pela Vas-Vitrine?

No meio campo, parece uma torre de babel, e não consigo entender a função tática e ofensiva de ninguém e já estamos começando a ter um ataque cardíaco.

Falta um Meia ofensivo agudo e no ataque, só mostramos algo de bom quando o Tenório entra em campo.

Acho que é fim de um ciclo para o atual VP de Futebol, ele chegou em fins de 2008 e teve o mérito de ajudar na contratação de Rodrigo Caetano para organizar o Elenco e fazer as contratações que precisávamos, teve um papel fundamental na ajuda da conquista da Série B e da Copa do Brasil, mas alguns erros (a maioria não assumidos publicamente), associados a falta de tempo para se dedicar ao Clube demonstram que é hora de dar espaço a outro.

Vão me perguntar a quem dar esse posto...acho que hoje o melhor nome seria o do Fred, atual VP de Patrimônio, que igualmente está chegando para mim, ao fim de um ciclo na área que ocupava, só que de forma altamente benéfica e revolucionando esse setor do Clube.

Outro bom nome para VP de Futebol, desde que abrisse mão da VP de Comunicação Social, seria do próprio Peralta (e dele, falo mais abaixo sobre o 'Caso Horta').

Uma outra aposta que não deu certo é a da Direção Executiva de Futebol, após a saída do Rodrigo Caetano (e enquanto o mesmo não retorna) ainda não se acertou em várias frentes, e principalmente na análise do Elenco, de suas carências e na incapacidade de repor as perdas (na verdade, o certo teria sido evitar as perdas), e com isso creio qu é hora de se pensar em um novo profissional para esse setor.

O Cristóvão, de quem sempre fui um apoiador e defensor, acho que também está demonstrando estar no fim de um ciclo (extensivo aos demais integrantes da Comissão Técnica), já que assistiu passivamente às saídasdos atletas, não pediu reforços e se vê as voltas com um elenco limitado e uma sonífera esquematização tática, principalmente em termos ofensivos.

Quem pode fazer essas mudanças todas, e de uma só vez, é o Presidente Roberto Dinamite!

E é ele quem tem sido o alvo da ira da Nação Vascaína, e a meu ver de maneira exagerada e injusta, uma vez que ele delega funções e resposnabilidades ao VP de Futebol, Diretor Executivo e Técnico respectivamente, porém, quando a coisa vai mal e ele não dispensa quem não faz bom trabalho nessas áreas, sobra para ele, e é o que já acontece, e nenhum desses assume perante a opinião pública as suas responsabilidades e nem busca dividir com o Presidente as culpas, logo...

Considero que o Coritiba tenha as soluções com o Ximenes para Diretor Executivo de Futebol e o Marcello Oliveira para o comando técnico, e em caso de recusa desse último, tem como opção o Caio Júnior que considero uma boa opção também a ser tentada pelos bons trabalhos já realizados, aqui no RJ, inclusive.

E para a Direção Executiva de Futebol, uma segunda opção seria a do profissional que substituiu o Rodrigo no Grêmio em 2009, mas não está mais lá, e foge-me agora o nome do mesmo.

Não tenho nada contra a figura pessoal de nenhum dos que afirmo aqui terem encerrado um ciclo no Vasco a meu conceito, mas o meu foco é O VASCO EM PRIMEIRO LUGAR!

Já defendi a todos eles em algum momento, mas enquanto acreditava no sucesso e na competência dos mesmos, e quando não mais acredito, não serei submisso e nem capacho de ninguém, em detrimento do que considero o melhor para o Vasco!

Precisamos de MUDANÇAS! E para JÁ!

Vem aí o 2º turno, com um jogo que a vitória contra o Grêmio no Olímpico, será um misto de surpresa e milagre e depois um jogo de altíssimo risco com a Portuguesa-SP em São Januário no próximo Sábado, em que o caldo poderá entornar de vez, com consequências desastrosas e inimagináveis.

Contratar é preciso (lateral esquerdo e meia atacante, pelo menos) e que subam mais Juniores.

Por falar nisso, na canetada  Dinamite manda acertadamente subir John Clay, Marlone e Romário, e Daniel Freitas diz que eles serão apenas observados, o que já tira a confiança e motivação dos caras e lhes joga pressão de resultados, cuja responsabilidade nem é deles.

Mas tem que subir outros, e algumas dispensas urgentes como as de Feltri, Abuda, Diego Rosa, Chaparro e outros que recebem salários do Vasco, sem nem entrar em campo, e quando o fazem, tem futebol abaixo da crítica.

Quanto ao Penta, infelizmente, virou utopia!

Atlético-MG já tem 7 pontos na frente (o mesmo que o Fluminense), mas pode chegar a 13 se vencer as 2 partidas que tem a menos.

Grêmio em um crescente, e pode tirar-nos a terceira colocação amanhã e o Inter idem, ambos com elencos muito melhores do que o nosso.

Dessa forma, se desenha salvo uma mudança de comando no futebol do Vasco e de mentalidade em 180º, que vamos mesmo nos contentar com a disputa para ficar entre 5º e 10º lugar pelo andar da carruagem (ou seria abóbora?) e a mantermos essa média das últimas rodadas, no 2º turno dos 57 pontos que disputaremos, dificilmente passaremos dos 20 pontos o que ao final nos daria uma pontuação de 55 pontos, que pelos meus cálculos será a dessas posições informadas acima.

É lamentável vermos que desde a conquista da Copa do Brasil perdemos Fagner, Alan, Anderson Martins, Jumar, Ramon (que foi oferecido ao Vasco, que recusou, por isso a revolta dele em algumas declarações recentes contra nós, obviamente que erradas da parte dele), Rômulo (para mim, a única negociação acertada, pelo menos teoricamente) e Diego Souza.

E quem chegou?

Wendel (única acertada a meu conceito), Auremir, Abuda, Wilian Matheus, Pipico e outros menos votados....

Está explicado o declínio e porque estamos LADEIRA ABAIXO!

É como eu vejo a atual situação no Futebol profissional do Vasco, e não tenho que ter o compromisso de poupar a ninguém, somente ao Vasco!

O meu silêncio e omissão nesse momento, a história me cobraria depois, e como tenho coerência se vejo hoje erros semelhantes ao da 'Era Eurico', é obrigação minha registrá-los, e doa a quem doer.

Não estou preocupado com beicinho de ninguém e estou pronto para qualquer 'bateu-levou' de quem quer que seja, em quaisquer níveis.

Espero a imediata ação do Presidente Roberto Dinamite nas mudanças, mesmo porque, se não agir agora e rápido, quem 'pagará o preço' será ele mesmo, aliás, já tem começado a pagar, ainda que indevidamente nesse momento, a meu conceito.

Mas, como segundo alguns o regime é 'Presidencialista', logo...

Estão aí as críticas registradas e as soluções apresentadas, a meu conceito!

Não tem faltado aplicação a Equipe em campo, falta qualidade mesmo a alguns que são 'pétreos' no time titular.

E sobre arbitragens, enquanto prosseguir essa 'altivez' (que para mim é omissão e marra), continuaremos levando trolhas, e nem reclamo mais disso, até porque pode mascarar as nossas péssimas atuações pondo a culpa nos árbitros, que são culpados mesmos, mas não estão sozinhos!

Jamais irei aceitar comparações com comportamentos 'cascateiros' como alguns tiveram de 2002-2008, e alguns até que hoje se 'fingem' de Situação!

Mas esses nomes (e já antecipo que não refiro-me a Colunistas do SuperVasco), eu divulgo no momento certo!

E para finalizar um recado: ACORDA, DINAMITE!

**********
 

114 ANOS DO VASCO:
 

Parabéns ao Mussa e Equipe pelos excelentes Eventos desse mês de Agosto, e ao Vereador Vascaíno Roberto Monteiro pela linda homenagem ao Vasco e aos Vascaínos ocorrida ondem.

Confirmando o que já antecipáramos em primeira mão e com exclusividade, chegam  o CT da Base e dos Profissionais e também o início das obras do entorno de São Januário, luta encampada desde o início pelos bravos e competentes amigos (em ordem alfabética): André Pedro, Marcelo Paiva, Marcus Simonini e Raimundo Almeida.

E por falar no Marcelo Paiva, é imperdível a leitura dessa Coluna dele no site do WEBVASCO, quanto ao tema 114 anos do Vasco:

http://www.webvasco.com/social/leia-no-webvasco/colunas/marcelo-paiva/270-clube-de-regatas-vasco-da-gama-114-anos-de-grandeza-2.html

**********

ANTÔNIO PERALTA:
 

Recebo a informação do Dr. Peralta, que ele está já trabalhando o ajuizamento de uma Ação Cível e Criminal, contra o Sr. Fernando Horta, pelas declarações prestadas recentemente a um folhetim criado para denuncismos de conotação eleitoreira no Vasco.

E um grupo de Conselheiros da Situação, estará nos próximos dias encaminhando ofícios ao Presidente do Conselho Deliberativo, afim de convocar o Sr. Fernando Horta a confirmar as denúncias apresentadas com as respectivas comprovações, sob pena de ser punido por declarações atentatórias aos Dirigentes do Clube, conforme preceitua os Art. 33 e 34 do Estatuto do Vasco.

Estuda-se até, buscar entender as injeções financeiras dadas pelo Vasco à agremiação que o futuro convocado presidiu nos anos de 1998 e 1999, que iniciaram o caminho para que a mesma asfaltasse a sua inclusão dentre as grandes, a partir desse momento e dessa ajuda.

Outro que deve ser convocado, para detalhar e apresentar os números e documentos da dívida cobrada por Romário, é o ex-Presidente e atual Presidente do Conselho de Beneméritos Eurico Miranda, uma vez que tais registros oficiais não constam na Contabilidade do Clube, segundo informações oriundas do VP de Finanças, Nélson Rocha.

E não havendo tais comprovações, estuda-se até a transferência dessa dívida do Vasco para o referido Dirigente de forma pessoal, afim de que o mesmo a salde, uma vez que a suposta confissão de dívida é assinada exclusivamente pelo mesmo.

**********

JUNINHO:
 

Nos próximos dias será anunciado oficialmente que Juninho Pernambucano é o mais novo SÓCIO BENFEITOR REMIDO DO VASCO, o que sem dúvida é uma belíssima e justa homenagem a esse ÍDOLO VASCAÍNO.

Dessa forma e se quiser, Juninho poderá ser candidato a Presidente do Vasco já nas Eleições de 2017 ou de 2020.

**********

MUDA, VASCO!
 

Mesmo porque, O VASCO PODE (MUITO) MAIS!
 


Saudações Vascaínas!

marcio-santosMÁRCIO SANTOS

Fonte: supervasco.com

Data: 26/08/2012

Gostou? Então compartilhe!

Quem está nos visitando